text
Inovation

Adolescentes participam de maratona de jogos feita por mulheres para mulheres

Parceria entre UNICEF, Porto Digital e Game Jam das Minas, garante a participação de adolescentes do Ibura em maratona de desenvolvimento de jogos em Recife

Com o apoio do 1MiO por meio do UNICEF, adolescentes do Ibura, no Recife,  participaram da Game Jam das Minas, uma maratona de 48 horas dedicadas ao desenvolvimento de jogos digitais. A imersão teve o objetivo de promover maior diversidade e a inclusão de meninas e mulheres no ambiente de games. A jornada buscou encorajar adolescentes a partir dos 15 anos, com todos os níveis de experiência, a participar e explorar esse universo da tecnologia e da gamificação com a perspectiva de geração de renda. Para isso, o encontro incluiu uma série de mentorias especializadas para o desenvolvimento de habilidades no uso de ferramentas para a criação de games, apoio à inovação, design e programação.

 

O evento faz parte da iniciativa global Game Changers Coalition, liderada pelo Escritório de Inovação do UNICEF, que está presente em cinco países. No Brasil, é implementada por meio da estratégia 1 Milhão de Oportunidades (1MiO).

 

 O grupo de adolescentes do Ibura participou de uma formação inicial na semana passada como parte das atividades do 1MiO desenvolvidas na #AgendaCidadeUNICEF, parceria com a Prefeitura do Recife, e contará com o apoio de dispositivos e equipamentos que sejam necessários no local da maratona.

 

Embora 48% dos gamers sejam mulheres, elas ocupam apenas de 1/4 dos postos de trabalho dessa indústria. Dados da ONU Mulheres (2022) revelam que a exclusão das mulheres do mundo digital deixou de gerar 1 trilhão de dólares para os países de baixa e média renda na última década. Estima-se que essa perda chegará a 1,5 trilhão de dólares até 2025 (UN Women's Gender Snapshot 2022).

 

Numa iniciativa inédita, o UNICEF convidou jovens de vários países, entre elas, duas brasileiras, para participar do workshop global realizado em junho de 2023, com o intuito de moldar a jornada de cocriação da iniciativa Game Changers Coalition. Ao trazê-la para o Brasil, o 1MiO realizou uma consulta via U-Report, com mais de 2 mil meninas em todo o país, sobre a percepção das mulheres a respeito de suas possibilidades de entrada no mundo do trabalho a partir da indústria de games.

 

A iniciativa segue a estratégia global do UNICEF de colaborar para o desenvolvimento de competências de meninas nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ou, em inglês, Science, Technology, Engineering and Mathematics) para que esses espaços sejam também uma oportunidade para meninas. O 1MiO atua para unir a indústria de jogos em um esforço coordenado, para aumentar o número de meninas que se tornam líderes de um futuro digital mais inclusivo, diversificado e seguro.

Tópicos Relacionados