text
UNICEF Seal

1MiO lança campanha para apoiar gestões municipais na geração de oportunidades de trabalho digno para jovens

Municípios têm até 30 de junho para alcançar a meta do Selo UNICEF; encontros e oficinas devem acontecer durante todo o 1° semestre de 2024

A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) lança hoje, 20 de fevereiro, a campanha “Reta Final do RS4” que apoiará municípios do Semiárido e Território Amazônico na geração de oportunidades de emprego decente para adolescentes e jovens. O Brasil tem hoje a maior geração de jovens de sua história, a inclusão socioprodutiva da juventude é indispensável à redução da desigualdade social. Por isso, a meta de vagas de aprendizagem, estágio e emprego protegido é obrigatória para a pontuação no Resultado Sistêmico 4 (RS4) da edição 2021-2024 do Selo UNICEF (que deve ser  e deve ser cumprida até 30 de junho.

 

“Para transformar a realidade de adolescentes e jovens, afetados pela exclusão é fundamental o engajamento de toda a sociedade e de cada um de nós, assegurando direitos, educação de qualidade, proteção contra violências e acesso a oportunidades. Queremos que os adolescentes e jovens dos 2.023 municípios que confirmaram a participação nesta edição do Selo UNICEF possam ter acesso ao mundo do trabalho, a partir de oportunidades dignas que os permitam desenvolver-se em suas potências e, por isso, a equipe do 1MiO intensificará o apoio à geração de oportunidades por parte das gestões municipais nos próximos meses”, afirma Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para a iniciativa 1MiO.

 

Para conquistar o Selo UNICEF, cada município deve aderir formalmente à iniciativa 1MiO,  formar ao menos 4 agentes públicos municipais no Curso Autoinstrucional Mobilização para Criar Oportunidades de Trabalho Decente e, por último, gerar oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho decente para adolescentes e jovens. As duas primeiras etapas foram superadas em 2022, agora os municípios têm até o dia 30 de junho de 2024 para reportar na Plataforma 1MiO o número de oportunidades geradas para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, na gestão pública municipal e na articulação com setores produtivos locais.

 

Para conferir o número de oportunidades que seu município deve gerar de acordo com o número de habitantes, acesse o guia do RS4.

 

Para conferir o número de oportunidades já reportadas pelo seu município na Plataforma 1MiO, clique aqui.

 

É adolescente? Saiba como apoiar o seu município

Adolescentes e jovens também podem apoiar seu município participando da Comunidade de Criadores do 1MiO para o Selo UNICEF no WhatsApp, além de fazer parte das redes sociais do 1MiO. A comunidade vai apoiar a produção de conteúdos com foco na geração de oportunidades para quem ainda não alcançou a meta do RS4.

 

Faça parte do canal do 1MiO

Para ficar por dentro de tudo o que vai rolar na campanha Reta Final do RS4, siga o canal do 1MiO para o Selo UNICEF no WhatsApp clicando aqui. Por lá, o time da iniciativa compartilhará datas de oficinas, lives e salas abertas, além de materiais de mobilização e dicas diárias de mobilização e geração de oportunidades.

Tópicos Relacionados